FAQs

Iniciar o uso

Ativar o seu dispositivo myPOS é bastante simples e fácil. O procedimento de ativação é um processo realizado uma única vez e requer que um código de ativação gerado pelo sistema myPOS seja introduzido manualmente no seu dispositivo myPOS.

Durante o procedimento de ativação, o sistema myPOS associa o número de série do seu novo dispositivo à sua conta comercial myPOS. Assim que o seu novo dispositivo myPOS seja ativado, qualquer transação realizada através dele, será creditada na sua conta de moeda digital.

Todo o processo de ativação do seu pacote myPOS, incluindo a ativação do seu dispositivo myPOS, será realizado pela equipa myPOS Portugal. Quando receber o seu dispositivo na morada indicada durante o processo de compra, o mesmo já estará ativo e pronto para uso.

Caso já seja usuário myPOS e possua uma conta de moeda digital myPOS, aceda a mesma e dirija-se ao menu Serviços para comerciantes » Terminais POS. Clique em "Ativar dispositivo POS", gere um código de ativação e siga as instruções.

O processo de registo da sua conta será realizado pela equipa do myPOS Portugal.
Quando receber o seu novo dispositivo myPOS, este já estará ativado para uso, assim como também já terá a sua conta registada. Se houver qualquer dúvida, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente através do e-mail [email protected]  ou pelo telefone 211 936 200.

Se não receber o seu dispositivo myPOS no período informado, deverá, por favor, entrar em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 211 936 200.

É necessário uma conta gratuita de moeda digital, onde os seus fundos serão creditados, e conexão à Internet. Desta forma, poderá aceitar pagamentos de clientes com os principais tipos de cartões de crédito e débito a qualquer hora, em qualquer lugar e receber no mesmo instante os seus fundos na sua conta de moeda digital. 

Conectividade de rede

Para aceitar pagamentos e para que o seu dispositivo myPOS esteja totalmente operacional, precisará de conexão à Internet. O seu dispositivo myPOS pode conectar-se à rede através de Bluetooth, Wi-Fi e/ou GRPS. A conexão Wi-Fi pode ser realizada tanto através de roteador sem fios ou do seu smartphone (através de hotspot pessoal).


* A fim de utilizar este tipo de conexão, precisará baixar e instalar gratuitamente o aplicativo móvel no seu smartphone. Depois de ligar o Bluetooth, deverá ser iniciado o aplicativo móvel e poderá aceder ao sistema. Se pretender usar o aplicativo móvel, bastará digitalizar o código QR que estará disponivel e facilmente controlar as suas transações.

** Os métodos de criptografia suportados para a rede Wi-Fi são WPA e WPA2.

*** Deverá verificar se o seu cartão SIM tem o serviço de GPRS ativado.

Certifique-se que tem conexão à Internet ativada no seu telemóvel/smartphone.

Certifique-se que o sistema operacional do seu telemóvel suporta o modo de conectividade escolhido. Consulte a questão "Quais são os telemóveis e conexões suportados?"

Como alternativa, pode contactar o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente através do e-mail suporte@mypos.pt ou pelo telefone 211 936 200.

Verifique se cumpriu todas as etapas abaixo:

Baixar e instalar gratuitamente o aplicativo móvel;

Iniciar o aplicativo móvel e deixá-lo em segundo plano;

Certifique-se que o Bluetooth do seu telemóvel está ligado (ativado);

Certifique-se que o seu telemóvel está em modo visível.

Certifique-se que o seu router não tem quaisquer restrições de tráfego de rede ou filtros;

O seu router não requer a definição de uma configuração TCP-IP especial nos seus dispositivos de rede (o myPOS utilizará somente as configurações padronizadas);

O sinal de rede é forte o suficiente. A intensidade do sinal da rede é indicado através de um ícone de sinal Wi-Fi localizado na parte superior do ecrã do dispositivo;

Para conectar através de um router Wi-Fi, siga o procedimento descrito na seção "Como conectar o seu dispositivo via Wi-Fi" do Guia Rápido do Utilizador incluído no seu pacote.

Verifique se o seu cartão SIM tem o serviço de GPRS ativado. Para o funcionamento adequado do dispositivo myPOS, certifique-se de que:

O cartão SIM está inserido corretamente no porta-cartões SIM.

 

1. myPOS Combo - Inserir o cartão no
 porta-cartões SIM 1 (o inferior).

2. myPOS Mini – o porta-cartões SIM é o de frente.

Será necessário adaptador, no caso de o seu cartão SIM for micro ou nano. O seu dispositivo myPOS funciona com tamanho padrão do cartão SIM.

O sinal de rede é forte o suficiente. A intensidade do sinal da rede é indicado através de um ícone de sinal Wi-Fi localizado na parte superior do ecrã do seu dispositivo myPOS.

No dispositivo myPOS tem 2 porta-cartões de cartão SIM. Certifique-se de que está a utilizar o porta-cartões SIM 1 (o da parte de trás). O primeiro porta-cartões SIM acessível (porta-cartões SIM 2) permanecerá vazio.

Isto significa que o dispositivo myPOS não consegue encontrar as configurações padronizadas da sua rede móvel. Pressione o botão verde (O) "Definições" para inseri-las manualmente. Serão solicitados, o nome APN (Access Point Name da sua rede), o nome de usuário e a palavra-passe. Esses dados são fornecidos pela sua operadora de telemóvel.






Sim. Ao pressionar a tecla (F2), selecionar o MENU DE DEFINIÇÕES. O menu está organizado em duas páginas. Ao pressionar mais uma vez a tecla (F2), o seu dispositivo exibirá a segunda página onde pode escolher a opção de configuração do GPRS.

Lá pode escolher entre as configurações padronizadas do APN do seu operador de telemóvel ou introduzir as definições manualmente:





Sim. Para isso, pressione a tecla (F2) para abrir o MENU DE DEFINIÇÕES e pressione mais uma vez a tecla (F2) para dirigir-se à segunda página. Ao escolher a opção de configurações do PIN do cartão SIM, pode ativar/desativar a verificação do PIN do seu cartão SIM a qualquer momento.

Ativação

O procedimento de ativação é um processo realizado uma única vez e requer que um código de ativação gerado pelo sistema myPOS seja introduzido manualmente no seu dispositivo myPOS. 

Passo 1: Gerar um código de ativação.

Passo 2: Digite o código de ativação no seu dispositivo e pressione a tecla verde (O). O dispositivo myPOS deve ser conectado à Internet para concluir o processo de ativação.



Passo 3: Uma vez ativado, o seu dispositivo myPOS exibirá o ecrã de confirmação e verificará automaticamente se houver atualizações do software. Se uma nova atualização for encontrada, o terminal irá automaticamente fazer o download e instalá-la.


Obs.: Ao adquirir o seu myPOS com o distribuidor myPOS Portugal, este processo será realizado pela equipa myPOS Portugal.

Leitores de Cartão

Banda magnética, chip e sem contato (NFC). Para este efeito, o myPOS incorpora dois leitores e uma antena interna.

Inserir o cartão no leitor localizado na parte inferior com o CHIP virado para o teclado. Enquanto o dispositivo está a ler o cartão, o ecrã piscará verde.

Se o cartão não for reconhecido, o ecrã piscará vermelho. Se isto acontecer, verifique se o cartão está inserido corretamente no leitor, retire-o e tente novamente. Se o problema persistir, solicite ao seu cliente um outro cartão.

Os cartões com chip normalmente requerem um código PIN em ordem de confirmar a transação. Se um código PIN for necessário para um cartão, o seu terminal myPOS exibirá no ecrã a mensagem de PIN ENTER. De seguida, entregue o terminal ao cliente e solicite que introduza o código PIN dele de forma segura e pressionar a tecla verde (O) quando estiver pronto.

Se o cartão requer verificação do PIN (número de identificação pessoal), o terminal processará o código PIN e exibirá a mensagem PIN OK em caso do código correto for introduzido pelo seu cliente.




Os cartões de banda magnética são processados com o lado da banda magnética virado para cima, ao utilizar o leitor localizado na parte superior do dispositivo myPOS.

Verifique se o cartão está inserido corretamente, se a parte inferior do cartão é passada com firmeza ao longo do leitor e se o cartão é passado com uma velocidade constante. A velocidade de passar o cartão não pode ser muito lenta, porque às vezes isso pode causar problemas enquanto o terminal está a ler os cartões.

Quando o cartão com chip é passado através da banda magnética, o terminal exibirá uma mensagem a solicitar que o cartão seja inserido no modo chip. 


O dispositivo myPOS pode aceitar dois tipos de cartões sem contato - PayPass e payWave, emitidos respetivamente pela MasterCard e Visa.

Os cartões sem contato obrigatoriamente precisam ter um dos seguintes logotipos impressos sobre eles:



Segure o cartão (smartphone) a aproximadamente 3 centímetros acima do ecrã do seu dispositivo myPOS.

Quando o leitor sem contato seguro reconhecer o cartão, os quatro indicadores de cor piscarão indicando que o cartão está a ser processado. Se o cartão for lido com sucesso, todos os quatro indicadores estarão ligados. O processo leva um segundo e após ouvir um sinal sonoro, pode remover o cartão. Se o cartão requer um código PIN para ser inserido, entregue o terminal ao cliente e solicite que introduza o código PIN dele.

Pode aceitar pagamentos de todos os cartões de crédito / débito com o logotipo da marca MasterCard, VISA, JCB ou UnionPay.

Transações e Recibos de Transações

O valor máximo pode variar dependendo do negócio específico.

Pode verificar os limites associados à sua conta de moeda digital, a qualquer momento, através da sua página pessoal.

Sim. Para cancelar a transação durante o processamento, deverá pressionar o botão (X) do seu dispositivo myPOS.

No caso da transação já ter sido processada, não poderá mais ser cancelada. Neste caso, poderá anular a última transação ou efetuar um reembolso.

Para dispositivos myPOS Mini (sem impressora) a opção disponível é o recibo eletrónico, que poderá ser enviado por e-mail ou SMS. A opção de enviar recibos será sempre apresentada ao final de cada transação aprovada com sucesso. Neste caso, o seu dispositivo myPOS pedirá para escolher como deseja enviar o recibo ao cliente.

Como alternativa, pode reenviar o recibo eletrónico de cada transação aprovada com sucesso, em qualquer momento, da sua conta de moeda digital através do menu Serviços para comerciantes ou através do aplicativo móvel.

Para dispositivos myPOS Combo (com impressora), após cada transação aprovada com sucesso, o seu dispositivo myPOS imprimirá por padrão a cópia do recibo para o comerciante, depois de 3 segundos e após o sinal, imprimirá a cópia do recibo para o cliente.

Pode alterar a qualquer momento as configurações padrão referentes aos recibos através do seu dispositivo myPOS, MENU DEFINIÇÕES 2, opção 1. Configuração do recibo.

Como alternativa, pode enviar recibo eletrónico para cada transação aprovada com sucesso, em qualquer momento, da sua conta de moeda digital através do menu Serviços para comerciantes ou através do aplicativo móvel.

Os recibos myPOS são apenas uma confirmação de um pagamento efetuado com sucesso e não substituem o documento fiscal.

Sim, para os dispositivos myPOS Combo (com impressora).

Para esse efeito, escolha MENU TRANSAÇÃO 2 no seu dispositivo e pressione opção 1. Recibo da última transação.

Não. Pode reenviar um recibo eletrónico através do correio eletrónico ou SMS a qualquer momento. Basta escolher a transação específica do histórico das transações no seu aplicativo móvel ou dirigir-se para a seção de Serviços para comerciantes da sua conta de moeda digital.

Receberá um pagamento na sua conta myPOS após cada transação ser aprovada e completada. O saldo total da sua conta será imediatamente aumentado com o montante da operação. Visualizará uma nova linha de transação na sua conta myPOS, no menu Transações:


myPOS

A moeda da transação é a moeda da operação do seu dispositivo myPOS. Esta é a moeda na qual os seus clientes serão cobrados.

A moeda de liquidação é a moeda na qual os seus fundos serão liquidados na sua conta de moeda digital myPOS.

É onde o nome da sua empresa aparece no extrato do cartão de crédito / débito dos seus clientes.

Através dele, é possível o seu cliente identificar uma determinada transação. O nome utilizado para o descritor de facturação normalmente é o nome comercial da empresa em vez do nome jurídico. Assim, poderá ser mais facilmente reconhecido pelo cliente. O telefone é adicionado para conveniência dos seus clientes. Ao selecionar um descritor de facturação é importante ser claro a fim de evitar estornos quando o cliente do cartão de crédito não reconhecer o nome na transação.

Se quiser alterar o seu descritor de facturação, pode fazê-lo através das configurações do seu dispositivo myPOS da página da sua conta de moeda digital.

É o campo onde consegue personalizar o nome de cada um dos terminais atribuídos à sua conta de moeda digital myPOS.

Isso ajudá-lo-á a reconhecer mais facilmente em qual dispositivo myPOS foram processadas cada uma das transações. Caso opte por deixar esse campo em branco, o terminal aparecerá com o modelo e o número de série.

Para aceitar pagamentos em moeda diferente, utilizando o mesmo dispositivo myPOS, deverá reiniciar o terminal e ativá-lo novamente. Deve selecionar a nova moeda pretendida durante o processo de geração do novo código de ativação.

Pode verificar se há atualizações disponíveis ao pressionar F2 (MENU DEFINIÇÕES 1) e escolher a opção 5. Atualizar o Software. O dispositivo myPOS procurará por atualizações e se encontrar uma, será solicitado a confirmação para a concretização da atualização.

Após a atualização ser bem-sucedida, pressione qualquer botão, a fim de desligar o dispositivo e ligá-lo novamente.





Não. Se houver uma atualização disponível, o dispositivo myPOS vai informá-lo após a conclusão de uma transação. Se a atualização é opcional, pode cancelá-la e executá-la em uma fase posterior. Se a atualização é obrigatória, precisará realizar a atualização a fim de utilizar o seu dispositivo myPOS.

Gerir o meu Negócio

Sim. E pode decidir quais informações a que terão acesso.

Por exemplo, pode dar acesso a alguém da sua empresa para ver e gerir apenas o menu de Serviços para comerciantes. Neste caso, a pessoa poderá:

Ver todas as transações processadas;

Gerir os seus terminais POS, lojas e lojas online.



Pode encontrar uma lista completa com todos os dispositivos myPOS associados à sua conta de moeda digital no menu Serviços para Comerciantes » dispositivos POS. 

Para cada terminal, pode:

Ativar/Desativar o dispositivo a qualquer momento;

Alterar o nome do terminal e/ou descritor de faturação;

Proibir operações de anulação/reembolso através do terminal;

Ou reiniciar o dispositivo myPOS.